CALDAS DA RAINHA
observatóriode aves,
lagoa de óbidos
2020
O projeto teve como objetivo reabilitar e reconstruir um cais “palafítico”, tal como criar um observatório de aves, para satisfazer a procura crescente daquele local enquanto destino de “birdwatching”.
A pesca e apanha de moluscos, constituem as principais atividades económicas relacionadas com a Lagoa de Óbidos e como tal, dependentes deste meio lagunar, com lugar de destaque na economia das populações locais, constituindo-se como o meio de sustento de muitas famílias. A “bateira”, é o meio de transporte utilizado pelos mariscadores no desenvolvimento de sua atividade profissional e os cais “palafíticos” foram a forma encontrada para ancoragem daquelas embarcações ao redor da Lagoa e modo de melhor transporem o lodo nas marés baixas e chegarem aos barcos.
Por outro lado, na vertentes do turismo de natureza e paisagístico, o “birdwatching”, é uma modalidade em crescimento no país e no mundo, que faz deslocar milhares de pessoas, e a Lagoa é um local privilegiado para esta prática, onde nidificam e permanecem várias espécies. O “observatório” incluído no presente projeto, visa colmatar uma lacuna e fica localizado à entrada do “braço da barrosa”, onde existiu um cais “palafítico”, que motivou conceptualmente a estrutura em madeira a constituir o “observatório”, em forma de embarcação, instalada já na zona húmida, com acesso igualmente por estrutura de madeira, como se de um cais se tratasse.
Visualização: Hugo Guerra Design
Arquitetura: RS Arquitetura











